O valor da experiência

O valor da experiência

Sabe aquele momento em que pensa “Eu nunca consigo…” ou “Sou péssimo a…”? Pensamento esse que rapidamente passa a “Eu nunca vou conseguir…” e “Nem vale a pena tentar”. Esses pensamentos são baseados na sua experiência, não são? Começou a tentar fazer algo e não correu como esperava, então tentou outra e outra vez e o resultado foi sempre mais ou menos o mesmo, por isso concluiu que aquilo não era para si. Não tem jeito, não nasceu para isso. Não é capaz e não é possível, pelo menos para si.

Uma conclusão perfeitamente válida, dada a sua experiência de vida. E sempre nos disseram para aprendermos com a experiência, não foi? É assim que o próprio método científico funciona. Coloca uma hipótese, testa e aprende com o resultado da experiência.

O que se esqueceram de lhe dizer é que se há algo realmente impossível é provar uma negativa. O que é que isso quer dizer? Significa que não se pode provar que alguma coisa é impossível. Apenas se pode concluir que não é possível AINDA. Porque ainda ninguém fez. O mesmo se passa com o que quer que seja que concluiu que não é capaz de fazer. A sua experiência diz-lhe que não consegue, mas na realidade ela apenas lhe diz que não conseguiu AINDA.

Se é algo que realmente deseja conseguir, continue a tentar. Agora, lembre-se do método científico, o objetivo é aprender com a experiência e não repeti-la indefinidamente. Como dizia Einstein,

“a definição de insanidade é fazer repetidamente a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.

Cada experiência falhada é uma lição. Aprenda que não é por ali e descubra o que pode fazer melhor da próxima vez e assim sucessivamente até conseguir o que quer. Às vezes basta uma pequena mudança para produzir um excelente resultado, outras vezes, vai precisar de mudanças mais drásticas. De qualquer forma, apenas a aprendizagem e a mudança podem trazer-lhe resultados diferentes dos que teve até agora. Esse sim, é o valor da experiência, aprender e mudar devido a essa aprendizagem.